NYLPI Speaks to acheiusa on Cuts to Composting Programs and the CORE Act

July 13, 2020

Coronavirus, Environmental Justice, Media Coverage, News

Senior Staff Attorney and Lobbying Compliance Counsel Melissa Iachan was quoted in the national Brazilian newspaper acheiusa on cuts to NYC’s composting programs and the Community Organics and Recycling Empowerment (CORE) Act. The CORE Act, introduced by City Council Members Keith Powers and Antonio Reynoso, would allow for the recycling of organic and inorganic recyclables not collected at the curb at mandated, proper disposal sites, and bring more equity and access to community-based compost and organics recycling citywide.

acheiusa: O Futuro da Compostagem em New York

Por Sandra Colicino
10/07/2020

Em março de 2020, devido ao lockdown estabelecido pela cidade de New York, o departamento de saneamento da cidade (DSNY) resolveu suspender o programa de compostagem, com o recolhimento das cestas de coleta em pontos determinados. A coleta de compostagem nas calçadas foi suspensa em 4 de maio. O programa de compostagem em NY, que foi lançado em 2015 pelo prefeito Bill de Blasio, sobreviverá em 2021 com cerca de 10% da verba que tinha no ano de 2020.

Enquanto cidades como São Francisco, Portland, Washington D.C. e Seattle mantiveram seus programas de compostagem, a despeito da crise do Covid-19, a cidade de New York tinha temporariamente suspendido o programa até 30 de julho de 2021. Com a passagem do orçamento para o próximo ano fiscal, cerca de $2.8 milhões foram alocados para o programa, cerca de 10% da quantia alocada no ano passado.

O programa de compostagem fazia parte da iniciativa Desperdício Zero (Zero Waste), lançado pela prefeitura em 2015, que pretendia eliminar o lixo enviado aos aterros em até 90%. Essa iniciativa era mais ambiciosa do que a implantada por Seoul, na Coréia do Sul, e São Francisco.

Porém, em 2017, o programa havia coletado apenas 43000 toneladas de material. Para o vereador Antonio Reynoso, líder do comitê de saneamento na Câmara dos vereadores, isso se deve a pouca divulgação do programa.

“Se uma pesquisa for feita entre 10 nova iorquinos, logo se descobrirá que apenas uma pessoa saberá como reciclagem funciona, como fazer direito e qual o beneficio financeiro para a cidade”, declarou Reynoso ao The New York Times in 2018.

Finalmente, a pandemia aconteceu. Depois de mais de 3 meses de serviço suspenso, parte da verba direcionada a compostagem foi restaurada. A expectativa é de que estes recursos sejam direcionados a empresas que processam o material, tais como LES Ecology Center, Big Reuse, e Common Ground Compost. Em setembro, o departamento de saneamento da cidade deverá determinar locais para receber a compostagem residencial.

O retorno parcial do programa de compostagem deve-se ao esforço de organizações voltadas a proteger o programa e combater os efeitos das mudanças climáticas. Melissa Iachan, advogada ambientalista, membro da New York Lawyers for the Public Interest, trabalhando em parceria com a Save Our Compost Coalition, explicou que a cidade deve aprovar legislação que garanta a estabilidade do programa de compostagem para o futuro e sua importância para a cidade. O CORE act é uma proposta de lei, introduzida por Reynoso e Keith Powers, vereadores em distritos no Brooklyn, que torna a compostagem obrigatória.

“Com a introdução desta proposta, vereadores Reynoso e Powers demonstraram liderança, resolução de problemas e visão. A lei não só ajuda a resolver problemas causados por cortes devido a perspectivas limitadas em redução de desperdício e de programas de reciclagem, mas também nos assegura que comunidades que foram deixadas de fora a princípio, agora terão acesso a centros de reciclagem e coleta de compostagem,” declarou Iachan.

Take Action

Here’s what you can do right now for justice in New York…

Stay up to date

Get updates on our cases and campaigns, and join us in taking action for justice…

Stay Connected

Join our mailing list to receive the latest news and opportunities to take action from our team.

Thanks! We’ll be in touch soon!

Subscribe To Our Newsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

You have Successfully Subscribed!